terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tennis for Two

Tennis for Two ou Tennis para Dois, foi um jogo criado por William Higinbotham usando um osciloscópio e um computador analógico. Usado primariamente para entreter alguns visitantes no Brookhaven National Laboratory nos Estados Unidos da América. O jogo mostrava apenas um campo de ténis e um simulador da bola de ténis cujo simulador usava a mesma capacidade de como esses osciladores detectavam as trajectórias dos mísseis durante a guerra. Essa mesma bola que funcionava através de um circuito conseguia detectar quando tocava no chão, e aí saltava, ou quando batia na rede tinha de voltar para o sentido contrário. O jogo usava um controlador de alumínio analógico para o controlo da bola. Foram precisas duas horas para construir o equipamento e precisas três semanas para ser programado com a ajuda de Robert V. Dvorak.


Tennis for Two foi sem dúvida o antecessor do Pong, um dos de que muitas pessoas julgavam ser o Pong o primeiro vídeo jogo de todos os tempos. Este jogo ainda tinha menores aspectos do que o Pong, já que este nem sequer mostra nenhuma representação de onde está o jogador (nem sequer o "|" do Pong). Mas um dos maiores aspectos, é que este já representava a trajectória da bola, ao contrário do Pong. O Pong tem uma perspectiva do modo "Top" do topo enquanto que Tennis for Two tinha uma perspectiva de lado "Side View".

O jogo era controlado por um computador analógico com resistores, capacitores e relés. Eram necessárias várias mudanças do transístor para detectar quando a bola estava em jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário