terça-feira, 30 de março de 2010

Game & Watch

Game & Watch foi a primeira consola portátil a dar apresentação em público em 1980 até 1991. Criada por Gunpei Yokoi, cada Game & Watch tem um único jogo para ser jogado num pequeno ecrã LCD com a adição de um relógio com alarme, daí também o nome Game & Watch (Jogo e Relógio).



A ideia foi de Gunpei Yokoi, quando estava numa viagem de comboio tinha visto um homem aborrecido a jogar numa pequena calculadora LCD apenas clicando nos botões. Daí ele teve a ideia de fazer um relógio LCD mas com um jogo embutido e em formato pequeno e portátil, uma boa ideia para passar o tempo.

A pequena consola usa baterias LR4x/SR4x, o mesmo usado em apontadores laser e calculadoras. Os modelos na maior parte das vezes variavam de formato e estilo, alguns até usavam ecrãs múltiplos.



Existiram vários jogos para esta consola, desde Donkey Kong, The Legend of Zelda e o popular Mario Bros. Houveram 60 jogos diferentes para esta plataforma.

Foi esta consola que revolucionou o mundo dos jogos e das consolas portáteis. Grandes exemplos são o Game Boy, o Game Boy Color, a Nintendo DS e outros. Ainda hoje a maior parte destes jogos é revivida com o desenvolvimento dos seus jogos para as consolas de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário