domingo, 3 de janeiro de 2010

Magnavox Odyssey

O Odyssey 100 foi uma das primeiras consolas da série Magnavox. Lançado pela empresa Magnavox em Agosto de 1972, ele vinha com dois jogos: Tennis e Hockey. O principal criador foi Ralph Baer, que começou o seu projecto em 1966 e teve o seu primeiro protótipo em 1968. O seu protótipo foi chamado de Brown Box.



Foi a primeira consola a ser comercializada, e também o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Assim com os cartuchos já se podia mudar de jogo em jogo com a mesma consola, desde que esse mesmo cartucho tivesse formato semelhante e o mesmo sistema para funcionar correctamente com a consola.

Muitas das pessoas consideravam o Odyssey analógico em vez de digital, por causa da adição de circuitos analógicos para os dispositivos de entrada, os controlos de jogo e também o uso de componentes discretos, mesmo que Baer considere a consola ser digital. Os sinais electrónicos trocavados entre as várias partes (a bola e os jogadores, a matriz de diodos, etc.) eram binários. O sistema era alimentado por baterias. Mas o Odyssey tinha falta de capacidade de som, coisa que foi corrigida com o Pong anos mais tarde, Baer teve a ideia de adicionar um add-on para o som, mas a ideia foi cancelada.

O Odyssey foi o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Estes continham uma série de jumpers entre os pinos do conector. Estes jumpers interligavam geradores de sinais e lógicos que produziam a lógica do jogo e respectivamente a saída de vídeo.
O sistema foi vendido com revestimentos de plástico translucentes com que os jogadores podiam por na sua televisão para simular cores gráficas, pelo que só dois tamanhos de televisão eram suportados. Alguns desses revestimentos podiam ser usados com esses mesmos cartuchos, pelo que houvesse regras diferentes de jogo. Ralph Baer queria propôr o efeito de "active cartridges" que contivessem componentes adicionais que adicionassem mais funções tais como efeitos de som (já que o som escassava aqui neste sistema), posição da rede de modo variável, velocidade da bola de modo variável, etc. Mas infelizmente essa ideia não teve lá muito interesse. Pois assim, alguns dos fabricantes dos cartuchos poderiam ter de pagar uma patente à Sanders Associations e a Ralph Baer para implementar o uso dos "active cartridges".


O Odyssey foi também desenhado para suportar periféricos add-on, usou a primeira "light gun" pistola interactiva Shooting Gallery, em que quatro jogos dispunham do uso dessa pistola. Esta detectava a luz do ecrã da TV, embora apontando a arma a uma lâmpada registava também que tinha acertado no alvo. Foi também desenhado um jogo de golf "putting", em que usava uma bola de golf, fixado para o topo em que o jogador poderia acertar a bola usando o "putting" parecido com um taco de golf. Este nem sequer chegou a ser comercializado.
Todos estes acessórios estão hoje no Museum of the Moving Image em Nova Iorque.

Houve várias versões para esta consola, mas todas elas tiveram pouco tempo de vida no mercado, algumas delas nem sequer chegaram a ser lançadas.

Odyssey 200
Foi a segunda consola da série Odyssey baseada no jogo Pong. Lançado no mesmo ano do seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações no ecrã. Era disponível para 2 ou 4 jogadores.

Odyssey 300
Terceira consola da série Odyssey baseada no Pong. Lançada em 1976, a sua grande diferença entre o seu antecessor (Odyssey 200) era o design.

Odyssey 400
Quarta consola da série Odyssey baseada no Pong. Foi lançada em 1976 e foi a primeira a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).

Odyssey 500
Quinta consola da série Odyssey baseada no Pong. Foi lançada em 1976 e teve os tradicionais pontos trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).

Odyssey 2000
A sexta consola da série Odyssey baseada no Pong. Lançada em 1977, tinha quatro jogos (Ténis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.

Odyssey 2001
Lançada somente na Europa em 1977, é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (Tennis, Hockey e Squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.

Odyssey 3000
Lançada em 1977, foi a sétima consola da série Odyssey baseada no Pong da Atari. Vinha com contolos destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (Tennis, Hockey, Smash e Practice).

Odyssey 4000
Foi a última consola da série Odyssey nos EUA e terceira do ano de 1977. Vinha com os mesmos controlos destacáveis e inovações, isto é, novidades nos jogos (Soccer, Ténnis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).

Odyssey 2100
É a versão europeia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também o último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes, o que somava 23 jogos.



Especificações:

CPU: Não tem CPU

Controladores: dois comandos

Média: cartuchos



O Odyssey mesmo apesar de ser pouco conhecido foi á primeira consola do mundo a ser comercializada para ter uso doméstico numa TV. É uma das primeiras consolas comerciais da primeira geração.





Sem comentários:

Enviar um comentário