sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fairchild Channel F

Continuando com as consolas de 2ª geração. Falamos agora no tão pouco conhecido Fairchild Channel F.

Lançado em Agosto de 1976 e apenas nos Estados Unidos, tinha a distinção de ter sido a primeira consola a usar jogos de ROM programáveis em cartuchos, um pouco mais cedo que a segunda versão do Odyssey.



Desenhado por Jerry Lawson e usava um CPU Fairchild F8. Robert Noyce trabalhou na tecnologia de processadores F8 com a sua equipa antes de ele ter deixado a Fairchild e ter iniciado a empresa que hoje todos nós conhecemos, a Intel. O F8 já naquela altura era muito complexo comparado com os circuitos típicos de hoje em dia. Ele já vinha fabricado com um monte de chips ligados a ele para poderem funcionar juntos como se fosse um CPU completo.

Os gráficos desta consola eram básicos e simples. Apenas com 8 cores para serem escolhidas com uma resolução de 128 x 64 com 102 x 58 pixeis visíveis e com a ajuda de 64 bytes de memória RAM. Era a primeira consola com um processador com bastante potência para criar AI (Artificial Intelligence) para se poder jogar contra o computador (nas consolas anteriores isso ainda não era possível).

O som era feito através de um altifalante interno. Com a ajuda de um "switch" RF para reproduzir o som.

O joystick tinha uma base muito grande, era todo feito de plástico com um grande movimentador de 8 direcções, que também podia ser usado como botão para carregar (fire button) ou puxar.


Houveram dois modelos para esta consola, o Model I e o Model II. As diferenças eram no desenho, com os controladores removíveis (joysticks) em vez de inseridos e ligados à consola permanentemente, o compartimento de armazenamento foi movida para a parte de trás da consola e o som já era reproduzido através do sinal da televisão.

Nos Model II, várias versões foram lançadas em alguns países da Europa: Luxor Video Entertainment System na Suécia, Adman Grandstand no Reino Unido, o Saba Videoplay, Nordmende Teleplay and ITT Tele-Match Processor, na Alemanha e o Dumont/Barco Videoplay na Itália e na Bélgica.

Esta consola teve 26 jogos disponíveis com ela, em que 2 deles eram integrados nesta consola: o Hockey e o Tennis. Aqui mostro a lista dos jogos:
* Integrated with console: Hockey, Tennis
* Videocart-1: Tic Tac Toe, Shooting Gallery, Doodle, Quadradoodle
* Videocart-2: Desert Fox, Shooting Gallery
* Videocart-3: Video Blackjack
* Videocart-4: Spitfire
* Videocart-5: Space War
* Videocart-6: Math Quiz (Addition & Subtraction)
* Videocart-7: Math Quiz (Multiplication & Division)
* Videocart-8: Mind Reader, Nim (also referred to as Magic Numbers)
* Videocart-9: Drag Strip
* Videocart-10: Maze, Cat and Mouse
* Videocart-11: Backgammon, Acey-Duecy
* Videocart-12: Baseball
* Videocart-13: Torpedo Alley, Robot War
* Videocart-14: Sonar Search
* Videocart-15: Memory Match
* Videocart-16: Dodge'It
* Videocart-17: Pinball Challenge
* Videocart-18: Hangman
* Videocart-19: Checkers
* Videocart-20: Video Whizball
* Videocart-21: Bowling
* Videocart-22: Slot Machine
* Videocart-23: Galactic Space Wars
* Videocart-24: Pro-Football
* Videocart-25: Casino Poker
* Videocart-26: Alien Invasion

No mercado, esta consola conseguiu superar os elementos anteriores da Atari e enquanto essa empresa andava a desenvolver outra consola, o Fairchild Channel F aproveitou alguns lucros durante esse tempo. Quando o Atari VCS (ou Atari 2600, com características parecidas com esta) foi lançado um ano mais tarde, tinha consideravelmente melhores gráficos e som.



As especificações do Channel F:

* CPU chip: Fairchild F8 operating at 1.79 MHz (PAL 2.00 MHz)
* RAM: 64 bytes, 2 kB VRAM (2×128×64 bits)
* Resolution: 128 × 64 pixels, 102 × 58 pixels visible
* Colors: eight colors (either black/white or four color max. per line)
* Audio: 500 Hz, 1 kHz, and 1.5 kHz tones (can be modulated quickly to produce different tones)
* Input: two custom game controllers, hardwired to the console (original release) or removable (Channel F System II)
* Output: RF modulated composite video signal, cord hardwired to console




Sem comentários:

Enviar um comentário