sábado, 9 de janeiro de 2010

Magnavox Odyssey²

O Odyssey² foi uma nova consola melhorada da versão Odyssey fabricado pela empresa Magnavox e lançado em 1981 pela empresa Philips.

Depois do seu algum sucesso durante as suas anteriores plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar o seguimento ao Odyseey e dar-lhe uma segunda geração de consolas. A empresa Magnavox já tinha a ideia de inventar esta nova versão durante a época do Odyssey 4000 e depois de todas aquelas versões anteriores é que a empresa começou a dar seguimento ao desenvolvimento ao Odyssey².



A consola conseguiu ter popularidade na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, mesmo não ter conseguido alcançar o mesmo poder de compra do Atari 2600 ou ao Mattel Intellivision, ficando no terceiro lugar. A grande diferença revolucionária que teve foi o seu teclado "embutido" que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari. O Odyssey² seguia os mesmos passos do Fairchild Channel F para criar os cartuchos de ROM programáveis. O seu potencial era enorme na altura, com um número ilimitado de jogos que podiam ser comprados individualmente. Um jogador podia comprar os jogos ao seu próprio gosto. O seu teclado dava para várias funções que as outras consolas na altura não tinham, dava por exemplo para jogos educacionais, selecção de opções, ou até mesmo programação (a Magnavox tinha criado um cartucho que se chamava Computer Intro! que servia para ensinar programação computacional simples).

O Odyssey² vinha com dois controladores em forma rectangular (joystick) em que eram seguros com uma mão e com a outra para controlar com o seu pequeno joystick com 8 direcções, e também para usar um grande botão quadrado.

Uma diferença dos controladores é que as últimas versões de lançamento eram removíveis. Elas podiam ser ligadas e desligadas na parte de trás da consola, pois nas versões anteriores os joysticks eram embutidos na parte traseira em si permanentemente.

Além do teclado, outro dos pontos fortes do sistema foi a excelente síntese de voz na unidade, pois é, a empresa tinha lançado um add-on para reforçar os efeitos sonóros, adicionar música e efeitos de voz. O primeiro jogo lançado para o Odyssey² foi o Quest for the Rings com jogabilidade parecida com o Dungeons & Dragons, e uma história remniscente com a de J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis), e mais tarde outros dois jogos foram lançados nas suas séries: Conquest of the World e The Great Wall Street Fortune Hunt.

Foi nos gráficos e no seu sistema de cores que esta consola falhou comparada com a Atari 2600 e a Mattel Intellivision, mesmo que na consola já poderia ser programado o perfil para as personagens dos jogos.

Na verdade o Odyssey² não chegou a competir directamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, já que estes tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor que o Odyssey². Outro factor que contribiuiu para a disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados: jogos, cartuchos e consolas, pois o antigo Odyssey era muito difícil de ser copiado.

Esta consola teve nomes diferentes em vários locais:
Magnavox Odyssey² na América do Norte
Philips Videopac G7000 na Europa
Kōton Odyssey² no Japão



As suas especificações eram:

CPU: (Processador)

Intel 8048 8-bit microcontroller running at 1.79 MHz

Memory: (Memória)

CPU-internal RAM: 64 bytes
Audio/video RAM: 128 bytes
BIOS ROM: 1024 bytes

Video: (Vídeo)

Intel 8244 custom IC
160×200 resolution (NTSC)
16-color fixed palette; sprites may only use 8 of these colors
4 8×8 single-color user-defined sprites; each sprite's color may be set independently
12 8×8 single-color characters; must be one of the 64 shapes built into the ROM BIOS; can be freely positioned like sprites, but cannot overlap each other; each character's color may be set independently
4 quad characters; groups of four characters displayed in a row
9×8 background grid; dots, lines, or solid blocks

Audio: (Áudio)

Intel 8244 custom IC
mono
24-bit shift register, clockable at 2 frequencies
noise generator
NOTE: There is only one 8244 chip in the system, which performs both audio and video functions. (Só há um chip 8244 no sistema, daí esse único chip corre áudio e vídeo em conjunto).

Input: (Entrada)

Two 8-way, one-button, digital joysticks. In the first production runs of the Magnavox Odyssey and the Philips 7000, these were permanently attached to the console; in later models, they were removable and replaceable. (Em modelos posteriores eram removíveis tal como dito anteriormente).
QWERTY-layout membrane keyboard.

Output: (Saída)

RF Audio/Video connector
Péritel/SCART connector (France only)

Media: (Media)

ROM cartridges, typically 2 KB, 4 KB, or 8 KB in size.
(Cartuchos ROM, tipicamente com capacidade de 2 KB, 4 KB ou 8 KB)

Expansion modules: (Módulos de expansão)

The Voice - provides speech synthesis & enhanced sound effects. (síntese de voz e efeitos de som reforçados).
Chess Module - The Odyssey² didn't have enough memory and computing power for a decent implementation of chess on its own, so the C7010 chess module contained a secondary CPU with its own extra memory to run the chess program. (O Odyssey² não tinha memória suficiente para a decente implementação do módulo de xadrez, então o C7010 continha um CPU secundário com memória extra para correr o programa de xadrez).




Sem comentários:

Enviar um comentário