sábado, 22 de maio de 2010

Pac-Man 30º Aniversário

O jogo Pac-Man faz 30 anos.
Pac-man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo electrónico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco. Produzido originalmente para arcade (as máquinas de jogos) no dia 22 de Maio de 1980, tornou-se um dos jogos mais populares do momento, tendo depois diversas versões do jogo para consolas e diversas continuações para os mesmos. A jogabilidade é simples, o jogador é uma cabeça redonda e amarela com uma boca que abre e fecha, posicionando-se num labirinto simples repleto de bolinhas amarelas que o jogador deve comer e 4 fantasmas que o perseguiam. O objectivo era comer todas as bolinhas sem ser alcançado pelos fantasmas, o ritmo de dificuldade do jogo aumenta em simultâneo com os níveis.

O jogo original rendeu muitas versões para o Atari 2600 (como Ms. Pacman e Pacman Jr. e outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo) e posteriormente para outras consolas e até mesmo para o computador. Actualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo aventura e sempre com o mesmo personagem amarelo e redondo e os seus perseguidores fantasmas.



terça-feira, 30 de março de 2010

Game & Watch

Game & Watch foi a primeira consola portátil a dar apresentação em público em 1980 até 1991. Criada por Gunpei Yokoi, cada Game & Watch tem um único jogo para ser jogado num pequeno ecrã LCD com a adição de um relógio com alarme, daí também o nome Game & Watch (Jogo e Relógio).



A ideia foi de Gunpei Yokoi, quando estava numa viagem de comboio tinha visto um homem aborrecido a jogar numa pequena calculadora LCD apenas clicando nos botões. Daí ele teve a ideia de fazer um relógio LCD mas com um jogo embutido e em formato pequeno e portátil, uma boa ideia para passar o tempo.

A pequena consola usa baterias LR4x/SR4x, o mesmo usado em apontadores laser e calculadoras. Os modelos na maior parte das vezes variavam de formato e estilo, alguns até usavam ecrãs múltiplos.



Existiram vários jogos para esta consola, desde Donkey Kong, The Legend of Zelda e o popular Mario Bros. Houveram 60 jogos diferentes para esta plataforma.

Foi esta consola que revolucionou o mundo dos jogos e das consolas portáteis. Grandes exemplos são o Game Boy, o Game Boy Color, a Nintendo DS e outros. Ainda hoje a maior parte destes jogos é revivida com o desenvolvimento dos seus jogos para as consolas de hoje.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Sega Periscope

Também um jogo em máquinas de arcade, não foi comercializado para uso doméstico, o Sega Periscope. O seu lançamento foi em 1968.
Foi a primeira invenção inovadora da empresa japonesa Sega, um simulador de submarinos, com regras um pouco parecidas com o jogo Batalha Naval, com o objectivo de destruir navios com torpedos.



O jogador via através de um periscópio com um pequeno alvo em forma de linha. Nele apareciam navios de guerra que se moviam da direita para a esquerda. Os navios são quatro modelos de plástico que se moviam no interior da consola usando reflexo de espelho. Quando carregava o botão para disparar os torpedos via se uma luz do torpedo em movimento a tomar a sua direcção. Podia-se acertar dois torpedos num ou dois navios. Se o jogador acertar num navio recebe um bónus, se o jogador perder teria menos de vinte torpedos no seu submarino para poder acertar nos alvos durante o jogo.


Foram lançadas muitas destas máquinas no mundo e chegou a ter muito sucesso tanto a nível nacional como a nível internacional. Daí também ajudou para o crescimento da empresa Sega.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Spacewar!

Este título não se trata de uma consola, mas sim de um jogo.
Um jogo já muito antigo e ainda mais antigo que algumas consolas da 1ª geração, mas um jogo que revolucionou a época e ficou na história.

O jogo chama-se Spacewar! e foi criado por Steve Russell no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com a ajuda dos seus colegas Dan Edwards, Alan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetz.



O jogo ao princípio, era para ser criado num TX-0, mas foi abandonado para um PDP-1, um computador de luxo na altura e bem mais rápido do que o TX-0. O PDP-1 podia ser ligado instantaneamente, ao contrário do outro que tinha que se esperar uma manhã inteira pelo seu aquecimento interno. O PDP-1 é também o computador mais conhecido por ter aproveitado esse jogo na altura.

Foram criadas duas naves, uma rotina para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento. De seguida foi colocada a estrela no meio do campo de batalha, que gerava um campo gravitacional que poderia tanto ajudar ou atrapalhar, dependendo da astúcia do jogador.

Os únicos comandos que havia para controlar a nave eram dois botões para rodar a nave para esquerda ou para a direita, um botão para acender o motor da nave e um botão para disparar.



Spacewar! só estava finalmente acabado em 1982, ocupando apenas 2KB (era muito na altura), Russell nunca ganhou um dólar pelo jogo e isto nem sequer foi comercializado.

Hoje está no Computer History Museum in Mountain View, California. Estão num museu para dar conhecimento ao público. E hoje tanto o computador como o jogo ainda funcionam.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Pong (Home Version)

O sucesso que tiveram com a versão anterior do Pong em máquina de jogos deu para criarem a versão doméstica para que qualquer jogador pudesse usufruir em casa. O engenheiro da Atari Harold Lee propôs uma versão do Pong que poderia ser ligada à televisão.

Allan Alcorn e Harold Lee fizeram o desenho e o protótipo e baseando-se na mesma tecnologia das máquinas. Um pensava na lógica do desenho durante os dias, e outro corrigia o desenvolvimento durante as noites. Depois do desenvolvimento ter sido concluído, começaram na construção do protótipo.

O protótipo consistia num dispositivo ligado a um pedestal de madeira com mais de centena de fios, o que acabaria por ser substituído por um único chip projectado por Alcorn e Lee, no chip ainda não tinham sido testados e construídos antes do protótipo ter sido construído. O chip foi apenas concluído na metade de 1974 e era na época o chip com mais alto desempenho e usado em produtos de consumo. O primeiro chip potente na época para correr numa consola.

O Pong na versão home ainda teve muito poder de compra no mercado, mais de 150000 unidades foram vendidas no Natal de 1975, com a ajuda da Sears para o fabrico e o lançamento da consola no mercado.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vectrex

O Vectrex é uma consola de 8-bits da 2ª geração de consolas desenvolvida pela Western Technologies/Smith Engineering, e mais tarde foi distribuída e licenciada pela General Consumer Electric (GCE). Data do seu lançamento foi em 1982.



Ao contrário das outras consolas, que tinham de se integrar a um televisor comum, o Vectrex é uma consola com televisor próprio integrado. Um monitor de vectores que transmitia gráficos em vectores, feito com ecrãs em plástico monocromático que através disso gerava gráficos e decorações. Alguns dos jogos conhecidos do Vectrex são o Space Wars e o Armor Attack.

A consola vinha à venda com um jogo, o Minestorm, muito parecido com o Asteroids.

A consola tinha dois periféricos, uma caneta de luz "light pen" e o 3D Imager.

O 3D Imager fazia concorrência com algumas consolas, como o Sega Master System e o SegaScope 3D, este periférico rodava um disco com uma parte em branco e outra parte com várias cores RGB, e o Vectrex é sincronizado com a rotação do disco para desenhar os vectores correspondendo com uma cor partcular e/ou o olho do jogador. Portanto, só um olho verá o ecrã da consola e as suas imagens associadas em qualquer momento, enquanto que outro olho não verá nada.
Um objecto que não reside na frente do monitor é elaborado pelo menos duas vezes para fornecer informações para cada olho. A ilusão de 3D também é reforçada para ajustar o brilho do objecto, escurecendo os objectos de fundo.
A girar o disco a uma velocidade muito alta vai enganar os olhos do espectador que faz com que o cérebro reaja que as várias imagens que está a ver são dois pontos de vista diferentes do mesmo objecto. Isso cria a impressão de 3D e cor.

As unidades no início tinham muito zumbido nos alti-falantes que reage aos gráficos gerados no ecrã. Isso era devido à falta de blindagem entre o sistema interno do CRT e da fiação de alti-falante que foi resolvido nalguns modelos mais tarde.

O Vectrex foi a primeira consola a um recurso analógico equipado na sua plataforma para permitir os 360º graus completos. Embora isto fosse muito novo na época muitos jogadores preferiam o d-pad de 8 direcções e por isso este recurso não foi popularizado até à década de 90, quando surgiram os jogos 3D completos.

O Vectrex tinha sido lançado com um preço de 199 dólares na altura, e o preço foi baixando desde o crash dos videojogos em 1983. A consola saiu do mercado em 1984.

Não teve muita popularidade, mas o seu método baseado em consola de disco é um dos mais usados nos sistemas de hoje.

As suas especificações:

Circuit Board

* CPU : Motorola 68A09 @ 1.5 MHz
* RAM: 1 KB (two 4-bit 2114 chips)
* ROM: 8 KB (one 8-bit 2363 chip)

Sound

* Sound: General Instrument AY-3-8912
* 3" electrodynamic paper cone speaker

Display

* Um CRT Samsung modelo 240RB40 monocromático com 9 x 11 polegadas, exibindo uma imagem de 240 mm na diagonal.



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Intellivision

O Intellivision é uma consola da segunda geração de consolas criada pela empresa Mattel em 1979. A sua palavra deriva de algo como "televisão inteligente" ou "intelligent television" daí o nome Intellivision.

Lançado em primeiro lugar nos Estados Unidos como forma de teste para ver o lucro de vendas, vinha com um preço de US$299 e o cartucho Las Vegas Poker & Blackjack. Este não foi o primeiro título a competir com a Atari, mas foi o primeiro a impôr uma série ameaça no domínio da Atari.

Esta consola teve aproximadamente uns 35 jogos lançados no mercado.



Os cinco originais membros da Intellivision Team eram Gabriel Baum, Don Daglow, Rick Levine, Mike Minkoff e John Soll. Para deixar estes programadores afastados da rival Atari, as suas identidades e o local de onde trabalhavam foram todos guardados em segredo. O seu grupo até tinha um nome, os Blue Sky Rangers.

O controlador típico da Intellivision tinha um teclado numérico de 12 teclas (incluíndo o Enter e o Clear), tinha quatro botões de acção em cada lado, um disco direccional capaz de detectar 16 direcções de movimento e coberturas para mostrar funções específicas em cada um dos botões caso fosse necessário.


O componente dessa consola era o teclado, com 64K de memória disponíveis no interior, cassete de armazenamento e tinha também uma ligação para uma impressora térmica de 40 colunas. A cassete de armazenamento dava para armazenar dados e áudio, para uma gravação áudio e reprodução durante o controlo do computador. O teclado vinha também com um CPU 6502.
Houve um grande problema, foi que o teclado na altura era algo bastante difícil de fabricar e era muito caro. O teclado exigia muitas peças de engenharia para poder ser construído. Por uns poucos anos deixou de aparecer no mercado.


Outro componente era o Entertainment Computer System (ECS) e era um dispositivo educacional que dava aos jogadores conhecerem os conceitos de programação de computadores.
Tinha também um jogo para poder ser jogável com esse componente, o Melody Blaster, graças a um opcional teclado de 49 teclas de música que vinha com o ECS. O chip de som do ECS era o AY-3-8910 e trazia também mais 2K de memória expansiva.
A ideia do ECS servia para tornar o Intellivision num computador e os jogadores terem a possibilidade escrever programas, criar jogos e até armazená-los em cassetes.
Foi uma grande ideia de add-on para esta consola que teve algum efeito no mercado, deu até para superar e esquecer a decepção que tiveram com o teclado anteriormente dito.


Mais tarde, outro componente foi lançado, o Intellivoice, que servia exclusivamente para adicionar vozes a alguns jogos fabricados para esse efeito. Aqui o Intellivision foi original em duas fases: não só era esta capacidade única para o sistema Intellivision, como os jogos que suportavam voz escritos para o próprio Intellivoice actualmente fizeram dos efeitos de voz parte integral para a jogabilidade.
O único problema foi que nem todos os jogos podiam ganhar estes efeitos de voz para os cartuchos da consola que só suportavam 4K ou 8K de ROM. Os cartuchos dessa consola tinham um grande limite de capacidade e daí maior parte dos jogos tinham que sacrificar ou a jogabilidade ou o sistema de som. Foi daí pouco célebre no mercado.
Apenas cinco jogos foram vendidos para o Intellivoice, foram:
* Space Spartans
* Bomb Squad
* B-17 Bomber
* Tron: Solar Sailer

Em 1983 foi visto um novo modelo redesenhado, o Intellivision II. Foi substituído o controlador original por um novo teclado de membrana, mas nalguns jogos era complicado de jogar com este novo componente.
Este modelo trazia um adaptador AC que substituiu o pequeno suporte de energia interno que o modelo anterior trazia.

Em 1983 sucedeu-se o crash nas consolas, e levou o Intellivision à ruína. Várias consolas (ColecoVision, Emerson Arcadia 2001, Atari 5200, e o Vectrex, tudo em 1982) deram à divisão no mercado, e começou a criar pressão na indústria dos jogos. Alguns dos jogos como o Burgertime ou o Hover Force não chegaram a tempo no mercado devido ao crash dos jogos e daí prejudicou muito o lucro às consolas. Na Primavera de 1983, vários empregados da Mattel foram despedidos e os preços da consola baixaram. Depois disto, a consola passou para as mãos de outra empresa, a INTV Corp., com vários modelos retirados do original Intellivision II. Em 1991, foi o fim para a Intellivision.

As especificações do Intellivision são:

* General Instrument CP1610 16-bit microprocessor CPU running at 894.886 kHz (i.e., slightly less than 1 MHz)
* 1456 bytes of RAM:
o 240 × 8-bit Scratchpad Memory
o 352 × 16-bit (704 bytes) System Memory
o 512 × 8-bit Graphics RAM
* 7168 bytes of ROM:
o 4096 × 10-bit (5120 bytes) Executive ROM
o 2048 × 8-bit Graphics ROM
* 159 pixels wide by 96 pixels high (159x192 display on a TV screen, scanlines being doubled)
* 16 color palette, all of which can be on the screen at once
* 8 sprites. Hardware supports the following features per-sprite:
o Size selection: 8×8 or 8×16
o Stretching: Horizontal (1×, 2×) and vertical (1×, 2×, 4× or 8×)
o Mirroring: Horizontal and vertical
o Collision detection: Sprite to sprite, sprite to background, and sprite to screen border
o Priority: Selects whether sprite appears in front of or behind background.
* three channel sound, with one noise generator (audio chip: General Instrument AY-3-8910)

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Tele-Spiel ES ES 2201

Depois do Magnavox Odyssey ter sido lançado na Europa em 1973 e 1975, a empresa Philips teve mais uma ideia de lançar uma consola, que dava o nome de Philips Tele-Spiel.

Lançado em 1975 pela Philips, era uma das primeiras consolas a lançar o Pong num sistema de cartuchos, não tinha contagem de pontuação, pois ela era marcada por pontos na prórpia consola.



A consola chegou a custar aproximadamente €60 na Europa.

Acerca do hardware, ela usava circuitos semi-analógicos: componentes discretos que incluiam sete circuitos básicos integrados (CMOS).

Os cartuchos continham uma pequena placa com componentes discretos (resistores, capacitores, diodos, transístores, etc.) e nenhum circuito integrado. Tudo isto fazia o trabalho de gerar os gráficos necessários para os jogos (rectângulos, quadrados, linhas, etc.) e até para o sistema de colisão.



Esta consola tinha o facto da vídeo frequência poder ser ajustável para o sistema poder ser usado em qualquer canal.

O Tele-Spiel ES2001 foi mais uma consola raríssima. Esta apenas saiu em alguns países da Europa (penso que Portugal não está incluído).

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Coleco Telstar

Mais outra consola da 1ª geração raríssima. Teve muito pouco lançamento e muito pouco sucesso no mercado, esta consola teve 14 versões também cada uma delas com jogos embutidos e nem um jogo para comprar individualmente, a maior parte dos jogos eram apenas versões diferentes do Pong. Provavelmente algumas versões nem sequer chegaram a sair para o mercado.

Uma imagem do chip AY-3-8500.

Esta consola e todas as suas versões contavam com o chip AY-3-8500 da General Instrument, os gráficos e a jogabilidade nela não mostravam nada de especial.

Aqui deixo as imagens de cada uma das versões:


Coleco Telstar



Coleco Telstar Classic


Coleco Telstar Ranger



Coleco Telstar Deluxe



Coleco Telstar Alpha



Coleco Telstar Colormatic



Coleco Telstar Sportsman


Coleco Telstar Colortron



Coleco Telstar Marksman



Coleco Telstar Combat



Coleco Telstar Galaxy



Coleco Telstar Gemini


Coleco Telstar Arcade

As especificações de cada uma das versões:

. Telstar - (model 6040, 1976) Three Pong variants (hockey, handball, tennis), two paddle controllers fixed on console. This was the very first game to use the AY-3-8500 chip.[1]
. Telstar Classic - (model 6045, 1976) Same as the Telstar, with deluxe wood case.
. Telstar Deluxe - (1977) aka "Video World Of Sports", same as the Telstar but brown pedestal case with wood panel, made for Canadian market with French and English text.
. Telstar Ranger - (model 6046, 1977) Four Pong variants (hockey, handball, tennis, jai alai) and two gun games(target, skeet), black and white plastic case, includes revolver-style light gun and separate paddle controllers. Uses the AY-3-8500 chip.
. Telstar Alpha - (model 6030, 1977) Four Pong variants, black and white plastic case, fixed paddles. Uses the AY-3-8500 chip.
. Telstar Colormatic - (model 6130, 1977) Same as the Telstar Alpha but with detached wired paddles as well as color graphics. Uses the AY-3-8500 game chip and the Texas Instruments SN76499N chip for color.
. Telstar Regent - (model 6036, 1977) Same as the Telstar Colormatic but no color and black and white case.
. Telstar Sportsman - (1978) Similar to Telstar Regent, but with an additional light gun and different setting switches.
. Telstar Combat! - (model 6065, 1977) Four variations on Kee Games' Tank, four fixed joysticks (two per player), uses a General Instruments AY-3-8700 Tank chip.
. Telstar Colortron - (model 6135, 1978) Four Pong variants, in color, built in sound, fixed paddles, uses AY-3-8510 chip.
. Telstar Marksman - (model 6136, 1978) Four Pong variants and two gun games in color, larger light gun with removable stock, fixed paddles, uses AY-3-8512 chip.
. Telstar Galaxy - Separate joysticks and fixed paddles, uses AY-3-8600 game chip and AY-3-8615 color encoder.
. Telstar Gemini - (1978) Four pinball games and two light-gun games in color, light gun, two flipper buttons on left and right sides of case, pinball launch button and field adjustment sliders on top, light gun, uses a MOS Technology MPS 7600-004 chip.
. Telstar Arcade - Cartridge-based, triangular case includes light gun, steering wheel with gear shift, and paddles, one on each side. Each cartridge includes a customized MOS Technology MPS-7600 chip. The chip contained custom logic circuits driven by a basic processor which ran a very small program stored in ROM.

Não há muito a dizer sobre esta consola, pois foi mais uma das consolas raras e com pouco sucesso no mercado.

domingo, 31 de janeiro de 2010

Nintendo Color TV Game

O Color TV Game foi uma das consolas da 1ª geração com gráficos a cores e funcionava a televisão (algo muito bom para as consolas da 1ª geração).



Lançado em meados de 1977, a versão 6, o Color TV Game 6 (カラー テレビゲーム6, Karā Terebi Gēmu Roku) vinha com 6 espécies diferentes do Pong (chamava-se Light Tennis), os jogadores controlavam o jogo com comandos agarrados directamente à máquina.

Em 1978 a Nintendo lançou o Color TV Game 15 (カラーテレビゲーム15, Karā Terebi Gēmu Jū Go). Nesta versão os comandos já estavam separados da máquina dando mais conforto ao jogador, os comandos já eram ligados à consola através de cabos. Tinha dois modelos diferentes, mudando apenas a cor deles, um com cor de laranja mais claro e outro com cor de laranja mais escuro. O claro era mais difícil de encontrar, o escuro era mais comum.

Color TV Racing 112 (カラーテレビレーシング112, Karā Terebi Gēmu Hyaku Jū Ni), foi uma versão da consola com um jogo de corridas também a cores e com função de mudança de velocidades e controlo do automóvel.

Em 1979 foi lançado o Color TV Game Block Breaker (カラーテレビゲームブロック崩し, Karā Terebi Gēmu Burokku Kuzushi). Era a versão da consola apenas para 1 jogador e rodava um jogo idêntico ao Breakout.

A versão final foi o Computer TV Game (コンピューターテレビゲーム, Konpyūtā Terebi Gēmu) lançado em 1980. Esta versão tinha o primeiro jogo arcada da Nintendo, o Computer Othello (idêntico ao Reversi).

Não tinha especificações adicionais, nem sequer usava um CPU específico. É chamada de consola dedicada porque é uma consola que vinha equipada com jogos apenas de dentro do seu hardware, e não usava outro tipo de mídia como cartuchos, CD's ou disquetes.

Esta é uma consola extremamente rara, pois foi apenas lançada no Japão.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Fairchild Channel F

Continuando com as consolas de 2ª geração. Falamos agora no tão pouco conhecido Fairchild Channel F.

Lançado em Agosto de 1976 e apenas nos Estados Unidos, tinha a distinção de ter sido a primeira consola a usar jogos de ROM programáveis em cartuchos, um pouco mais cedo que a segunda versão do Odyssey.



Desenhado por Jerry Lawson e usava um CPU Fairchild F8. Robert Noyce trabalhou na tecnologia de processadores F8 com a sua equipa antes de ele ter deixado a Fairchild e ter iniciado a empresa que hoje todos nós conhecemos, a Intel. O F8 já naquela altura era muito complexo comparado com os circuitos típicos de hoje em dia. Ele já vinha fabricado com um monte de chips ligados a ele para poderem funcionar juntos como se fosse um CPU completo.

Os gráficos desta consola eram básicos e simples. Apenas com 8 cores para serem escolhidas com uma resolução de 128 x 64 com 102 x 58 pixeis visíveis e com a ajuda de 64 bytes de memória RAM. Era a primeira consola com um processador com bastante potência para criar AI (Artificial Intelligence) para se poder jogar contra o computador (nas consolas anteriores isso ainda não era possível).

O som era feito através de um altifalante interno. Com a ajuda de um "switch" RF para reproduzir o som.

O joystick tinha uma base muito grande, era todo feito de plástico com um grande movimentador de 8 direcções, que também podia ser usado como botão para carregar (fire button) ou puxar.


Houveram dois modelos para esta consola, o Model I e o Model II. As diferenças eram no desenho, com os controladores removíveis (joysticks) em vez de inseridos e ligados à consola permanentemente, o compartimento de armazenamento foi movida para a parte de trás da consola e o som já era reproduzido através do sinal da televisão.

Nos Model II, várias versões foram lançadas em alguns países da Europa: Luxor Video Entertainment System na Suécia, Adman Grandstand no Reino Unido, o Saba Videoplay, Nordmende Teleplay and ITT Tele-Match Processor, na Alemanha e o Dumont/Barco Videoplay na Itália e na Bélgica.

Esta consola teve 26 jogos disponíveis com ela, em que 2 deles eram integrados nesta consola: o Hockey e o Tennis. Aqui mostro a lista dos jogos:
* Integrated with console: Hockey, Tennis
* Videocart-1: Tic Tac Toe, Shooting Gallery, Doodle, Quadradoodle
* Videocart-2: Desert Fox, Shooting Gallery
* Videocart-3: Video Blackjack
* Videocart-4: Spitfire
* Videocart-5: Space War
* Videocart-6: Math Quiz (Addition & Subtraction)
* Videocart-7: Math Quiz (Multiplication & Division)
* Videocart-8: Mind Reader, Nim (also referred to as Magic Numbers)
* Videocart-9: Drag Strip
* Videocart-10: Maze, Cat and Mouse
* Videocart-11: Backgammon, Acey-Duecy
* Videocart-12: Baseball
* Videocart-13: Torpedo Alley, Robot War
* Videocart-14: Sonar Search
* Videocart-15: Memory Match
* Videocart-16: Dodge'It
* Videocart-17: Pinball Challenge
* Videocart-18: Hangman
* Videocart-19: Checkers
* Videocart-20: Video Whizball
* Videocart-21: Bowling
* Videocart-22: Slot Machine
* Videocart-23: Galactic Space Wars
* Videocart-24: Pro-Football
* Videocart-25: Casino Poker
* Videocart-26: Alien Invasion

No mercado, esta consola conseguiu superar os elementos anteriores da Atari e enquanto essa empresa andava a desenvolver outra consola, o Fairchild Channel F aproveitou alguns lucros durante esse tempo. Quando o Atari VCS (ou Atari 2600, com características parecidas com esta) foi lançado um ano mais tarde, tinha consideravelmente melhores gráficos e som.



As especificações do Channel F:

* CPU chip: Fairchild F8 operating at 1.79 MHz (PAL 2.00 MHz)
* RAM: 64 bytes, 2 kB VRAM (2×128×64 bits)
* Resolution: 128 × 64 pixels, 102 × 58 pixels visible
* Colors: eight colors (either black/white or four color max. per line)
* Audio: 500 Hz, 1 kHz, and 1.5 kHz tones (can be modulated quickly to produce different tones)
* Input: two custom game controllers, hardwired to the console (original release) or removable (Channel F System II)
* Output: RF modulated composite video signal, cord hardwired to console




sábado, 9 de janeiro de 2010

Magnavox Odyssey²

O Odyssey² foi uma nova consola melhorada da versão Odyssey fabricado pela empresa Magnavox e lançado em 1981 pela empresa Philips.

Depois do seu algum sucesso durante as suas anteriores plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar o seguimento ao Odyseey e dar-lhe uma segunda geração de consolas. A empresa Magnavox já tinha a ideia de inventar esta nova versão durante a época do Odyssey 4000 e depois de todas aquelas versões anteriores é que a empresa começou a dar seguimento ao desenvolvimento ao Odyssey².



A consola conseguiu ter popularidade na Europa, no Japão e nos Estados Unidos, mesmo não ter conseguido alcançar o mesmo poder de compra do Atari 2600 ou ao Mattel Intellivision, ficando no terceiro lugar. A grande diferença revolucionária que teve foi o seu teclado "embutido" que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari. O Odyssey² seguia os mesmos passos do Fairchild Channel F para criar os cartuchos de ROM programáveis. O seu potencial era enorme na altura, com um número ilimitado de jogos que podiam ser comprados individualmente. Um jogador podia comprar os jogos ao seu próprio gosto. O seu teclado dava para várias funções que as outras consolas na altura não tinham, dava por exemplo para jogos educacionais, selecção de opções, ou até mesmo programação (a Magnavox tinha criado um cartucho que se chamava Computer Intro! que servia para ensinar programação computacional simples).

O Odyssey² vinha com dois controladores em forma rectangular (joystick) em que eram seguros com uma mão e com a outra para controlar com o seu pequeno joystick com 8 direcções, e também para usar um grande botão quadrado.

Uma diferença dos controladores é que as últimas versões de lançamento eram removíveis. Elas podiam ser ligadas e desligadas na parte de trás da consola, pois nas versões anteriores os joysticks eram embutidos na parte traseira em si permanentemente.

Além do teclado, outro dos pontos fortes do sistema foi a excelente síntese de voz na unidade, pois é, a empresa tinha lançado um add-on para reforçar os efeitos sonóros, adicionar música e efeitos de voz. O primeiro jogo lançado para o Odyssey² foi o Quest for the Rings com jogabilidade parecida com o Dungeons & Dragons, e uma história remniscente com a de J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings (O Senhor dos Anéis), e mais tarde outros dois jogos foram lançados nas suas séries: Conquest of the World e The Great Wall Street Fortune Hunt.

Foi nos gráficos e no seu sistema de cores que esta consola falhou comparada com a Atari 2600 e a Mattel Intellivision, mesmo que na consola já poderia ser programado o perfil para as personagens dos jogos.

Na verdade o Odyssey² não chegou a competir directamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, já que estes tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor que o Odyssey². Outro factor que contribiuiu para a disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados: jogos, cartuchos e consolas, pois o antigo Odyssey era muito difícil de ser copiado.

Esta consola teve nomes diferentes em vários locais:
Magnavox Odyssey² na América do Norte
Philips Videopac G7000 na Europa
Kōton Odyssey² no Japão



As suas especificações eram:

CPU: (Processador)

Intel 8048 8-bit microcontroller running at 1.79 MHz

Memory: (Memória)

CPU-internal RAM: 64 bytes
Audio/video RAM: 128 bytes
BIOS ROM: 1024 bytes

Video: (Vídeo)

Intel 8244 custom IC
160×200 resolution (NTSC)
16-color fixed palette; sprites may only use 8 of these colors
4 8×8 single-color user-defined sprites; each sprite's color may be set independently
12 8×8 single-color characters; must be one of the 64 shapes built into the ROM BIOS; can be freely positioned like sprites, but cannot overlap each other; each character's color may be set independently
4 quad characters; groups of four characters displayed in a row
9×8 background grid; dots, lines, or solid blocks

Audio: (Áudio)

Intel 8244 custom IC
mono
24-bit shift register, clockable at 2 frequencies
noise generator
NOTE: There is only one 8244 chip in the system, which performs both audio and video functions. (Só há um chip 8244 no sistema, daí esse único chip corre áudio e vídeo em conjunto).

Input: (Entrada)

Two 8-way, one-button, digital joysticks. In the first production runs of the Magnavox Odyssey and the Philips 7000, these were permanently attached to the console; in later models, they were removable and replaceable. (Em modelos posteriores eram removíveis tal como dito anteriormente).
QWERTY-layout membrane keyboard.

Output: (Saída)

RF Audio/Video connector
Péritel/SCART connector (France only)

Media: (Media)

ROM cartridges, typically 2 KB, 4 KB, or 8 KB in size.
(Cartuchos ROM, tipicamente com capacidade de 2 KB, 4 KB ou 8 KB)

Expansion modules: (Módulos de expansão)

The Voice - provides speech synthesis & enhanced sound effects. (síntese de voz e efeitos de som reforçados).
Chess Module - The Odyssey² didn't have enough memory and computing power for a decent implementation of chess on its own, so the C7010 chess module contained a secondary CPU with its own extra memory to run the chess program. (O Odyssey² não tinha memória suficiente para a decente implementação do módulo de xadrez, então o C7010 continha um CPU secundário com memória extra para correr o programa de xadrez).




domingo, 3 de janeiro de 2010

Magnavox Odyssey

O Odyssey 100 foi uma das primeiras consolas da série Magnavox. Lançado pela empresa Magnavox em Agosto de 1972, ele vinha com dois jogos: Tennis e Hockey. O principal criador foi Ralph Baer, que começou o seu projecto em 1966 e teve o seu primeiro protótipo em 1968. O seu protótipo foi chamado de Brown Box.



Foi a primeira consola a ser comercializada, e também o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Assim com os cartuchos já se podia mudar de jogo em jogo com a mesma consola, desde que esse mesmo cartucho tivesse formato semelhante e o mesmo sistema para funcionar correctamente com a consola.

Muitas das pessoas consideravam o Odyssey analógico em vez de digital, por causa da adição de circuitos analógicos para os dispositivos de entrada, os controlos de jogo e também o uso de componentes discretos, mesmo que Baer considere a consola ser digital. Os sinais electrónicos trocavados entre as várias partes (a bola e os jogadores, a matriz de diodos, etc.) eram binários. O sistema era alimentado por baterias. Mas o Odyssey tinha falta de capacidade de som, coisa que foi corrigida com o Pong anos mais tarde, Baer teve a ideia de adicionar um add-on para o som, mas a ideia foi cancelada.

O Odyssey foi o primeiro sistema a utilizar cartuchos. Estes continham uma série de jumpers entre os pinos do conector. Estes jumpers interligavam geradores de sinais e lógicos que produziam a lógica do jogo e respectivamente a saída de vídeo.
O sistema foi vendido com revestimentos de plástico translucentes com que os jogadores podiam por na sua televisão para simular cores gráficas, pelo que só dois tamanhos de televisão eram suportados. Alguns desses revestimentos podiam ser usados com esses mesmos cartuchos, pelo que houvesse regras diferentes de jogo. Ralph Baer queria propôr o efeito de "active cartridges" que contivessem componentes adicionais que adicionassem mais funções tais como efeitos de som (já que o som escassava aqui neste sistema), posição da rede de modo variável, velocidade da bola de modo variável, etc. Mas infelizmente essa ideia não teve lá muito interesse. Pois assim, alguns dos fabricantes dos cartuchos poderiam ter de pagar uma patente à Sanders Associations e a Ralph Baer para implementar o uso dos "active cartridges".


O Odyssey foi também desenhado para suportar periféricos add-on, usou a primeira "light gun" pistola interactiva Shooting Gallery, em que quatro jogos dispunham do uso dessa pistola. Esta detectava a luz do ecrã da TV, embora apontando a arma a uma lâmpada registava também que tinha acertado no alvo. Foi também desenhado um jogo de golf "putting", em que usava uma bola de golf, fixado para o topo em que o jogador poderia acertar a bola usando o "putting" parecido com um taco de golf. Este nem sequer chegou a ser comercializado.
Todos estes acessórios estão hoje no Museum of the Moving Image em Nova Iorque.

Houve várias versões para esta consola, mas todas elas tiveram pouco tempo de vida no mercado, algumas delas nem sequer chegaram a ser lançadas.

Odyssey 200
Foi a segunda consola da série Odyssey baseada no jogo Pong. Lançado no mesmo ano do seu antecessor e vinha com dois chips da Texas Instruments que adicionavam o jogo smash e algumas marcações no ecrã. Era disponível para 2 ou 4 jogadores.

Odyssey 300
Terceira consola da série Odyssey baseada no Pong. Lançada em 1976, a sua grande diferença entre o seu antecessor (Odyssey 200) era o design.

Odyssey 400
Quarta consola da série Odyssey baseada no Pong. Foi lançada em 1976 e foi a primeira a ter um placar digital (graças a um chip da Texas Instruments).

Odyssey 500
Quinta consola da série Odyssey baseada no Pong. Foi lançada em 1976 e teve os tradicionais pontos trocados por desenhos de jogadores, além de mais 4 jogos (depois de três séries sem mudanças).

Odyssey 2000
A sexta consola da série Odyssey baseada no Pong. Lançada em 1977, tinha quatro jogos (Ténis, Hockey, Smash, Practice) e só era possível jogar com um ou dois jogadores.

Odyssey 2001
Lançada somente na Europa em 1977, é o equivalente ao Odyssey 4000 americano. Ele tinha três jogos coloridos (Tennis, Hockey e Squash), graças ao chip National Semiconductor MM-57105-N. O som e a pontuação são controlados pela TV.

Odyssey 3000
Lançada em 1977, foi a sétima consola da série Odyssey baseada no Pong da Atari. Vinha com contolos destacáveis (pads num futuro próximo) e com os quatro jogos de sempre (Tennis, Hockey, Smash e Practice).

Odyssey 4000
Foi a última consola da série Odyssey nos EUA e terceira do ano de 1977. Vinha com os mesmos controlos destacáveis e inovações, isto é, novidades nos jogos (Soccer, Ténnis, Hockey, Gridball, Smash, Smash Practice, Basketball e Basketball Practice).

Odyssey 2100
É a versão europeia do que seria um Odyssey 5000 americano (que nunca foi lançado) e também o último Odyssey Pong (1977). Por causa do novo chip National Semiconductor MM-57186-N ele tinha incríveis 6 jogos coloridos com variantes, o que somava 23 jogos.



Especificações:

CPU: Não tem CPU

Controladores: dois comandos

Média: cartuchos



O Odyssey mesmo apesar de ser pouco conhecido foi á primeira consola do mundo a ser comercializada para ter uso doméstico numa TV. É uma das primeiras consolas comerciais da primeira geração.