segunda-feira, 23 de junho de 2014

1292 APVS \ VC4000 Family

Outra consola rara, muito pouco falada e também dos anos 70, o Advanced Programmable System Video (APVS) lançado em 1976, lançado pelas empresas Interton e Radofin.



Investigando a história há aqui alguns fatos interessantes. Tem sido relatado que o Amstrad GX4000 foi a primeira consola a ser concebida no Reino Unido. Aparentemente, o Reino Unido fez contribuições para a indústria de videojogos muito mais cedo, em seguida, o Amstrad. O APVS 1292 foi o primeiro feito por uma empresa europeia chamada Radofin em 1976. A tecnologia foi licenciada para outras empresas em todo o Reino Unido. Acetronic, Prinztronic, Fountain, Grandstand, Audiosonic, Hanimex e Lansay, cada um fez consolas baseadas na consola da Radofin para diferentes partes do mundo. Algumas dessas variações foram idênticas ao original, mas com diferentes logotipos, enquanto outros variou o design externo completamente. Interton A VC 4000 também foi lançado na Europa. O projeto total e as especificações são semelhantes aos da família APVS 1292, mas não está claro se esta unidade foi licenciada pela Radofin ou desenvolvidos antes (como eles dizem). A consola foi supostamente desenvolvida pela Interton em 1974, mas lançado em 1978. Ambos Interton e Radofin eram empresas com sede na Alemanha.

Outro equívoco é que essas consolas são clones do Emerson Arcadia 2001. A Emerson Arcadia 2001, lançado em 1982, usou a mesma CPU como o 1292 APVS. O áudio / visuais co-processador no Arcadia 2001 usou um chipset Signetics 2637N enquanto a linha APVS 1292 incorporou um chipset menos poderoso, o Signetics 2636N, que é uma versão anterior do 2637N. A arquitetura também é bastante semelhante, que levanta a questão: É o Arcadia um 1292 APVS modificado? Todos os sistemas utilizados cartuchos de 32 pinos e 2 controladores (que são hard-wired para o sistema). Esses controladores tinham 12 botões e um controlador analógico de 2 eixos. O pack-in jogos que veio com a maioria dos sistemas foram Olympics e Invaders. Era possível jogar carros em vários modelos, com ou sem o uso de um adaptador. Os inúmeros modelos também produziram uma grande biblioteca de jogos. FATO: Por causa da arquitetura semelhante, acreditava-se que 1.292 jogos poderiam ser jogados sobre o Emerson Arcadia com modificações. No entanto, graças aos gurus de hardware e de emulação que tenha sido provado que isso não pode ser feito.

Sem comentários:

Enviar um comentário